A cédula de identidade profissional é o documento no formato cartão com chip. Este serviço é destinado ao técnico que teve sua cédula extraviada, furtada, roubada ou danificada. Também devem solicitar 2ª via os inscritos que possuem cédula de papel, pois são documentos antigos que perderam a validade.
Conforme Resolução 725 do CFF, a cédula também está disponível por meio digital através de Aplicativo Android/IOS.
Instruções:
Não é possível protocolar o pedido via CRF em casa, pelos Correios, nem por e-mail; é necessário levar os documentos pessoalmente. Para agendar sua vinda, acesse o CRF Em Casa e siga este caminho: Mais Serviços ao Profissional -> Agendamento de atendimento presencial no CRF-ES CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, SÃO MATEUS ou VITÓRIA. Informe no campo de observação que deseja protocolar a 2ª via de cédula de identidade profissional e também sugira os melhores dias/horários para o agendamento. Aguarde nossa resposta por e-mail. No dia agendado, traga os documentos listados abaixo.
Documentos necessários:
- Requerimento FM 05 Preenchimento no Computador ou Preenchimento Manual;
- Uma foto 3×4 recente com fundo branco (impressa em papel fotográfico);
- Boletim de ocorrência policial constando o extravio, furto ou roubo da cédula (caso não esteja em posse dela);
- Cédula danificada ou vencida (caso esteja em posse dela).
Obs.: Caso algum documento pessoal tenha sido atualizado, traga o documento. Assim, a nova cédula será emitida com os novos dados.
Quanto custa:
- O custo de emissão de nova cédula definitiva é de R$ 50,00.
Solicite o boleto Clicando Aqui.
Trâmite do processo:
O protocolo só terá andamento após o pagamento da taxa.
No ato do protocolo, são coletadas a foto 3×4, a assinatura e a digital do profissional. Posteriormente, o setor de Atendimento de Pessoa Física confere todos os dados, digitaliza as imagens obtidas no protocolo e solicita à empresa responsável a produção da nova cédula. Chegando a cédula no CRF-ES, é feito contato com o profissional via CRF em Casa para informá-lo sobre a disponibilidade do documento.