INSCRIÇÃO POR TRANSFERÊNCIA PARA O CRF-ES

A Resolução 14/2024 do CFF regulamenta a transferência do farmacêutico de um Regional para outro. Para se transferir para o CRF-ES é necessário solicitar a certidão de transferência no CRF de origem e depois seguir os passos abaixo.

Instruções:

Não é possível protocolar o pedido via CRF em casa, pelos Correios, nem por e-mail; é necessário levar os documentos pessoalmente. Para agendar sua vinda ao CRF-ES, envie um e-mail para [email protected] (Vitória) ou para uma de nossas Seccionais: [email protected] ou [email protected] seguindo este exemplo: “Eu me chamo Nome Completo e gostaria de agendar um horário para protocolar minha inscrição por transferência. Os melhores dias/horários para mim são estes: (…)”. Então aguarde nossa resposta por e-mail. No dia agendado, traga os documentos listados abaixo.

Documentos necessários:

  1. Requerimento Preenchimento no Computador ou Preenchimento Manual;
  2. Duas fotos 3×4 recentes, coloridas com fundo branco (impressa em papel fotográfico);
  3. Carteira de Identidade Profissional (Carteira Marrom), caso já tenha;
  4. Certidão de transferência emitida pelo Regional de origem (enviada por e-mail pelo Regional de origem);
  5. Diploma original do curso de bacharelado em Farmácia;
  6. Certidão atual original expedida pela universidade ou faculdade comprovando a conclusão do curso e a colação de grau (apenas para farmacêuticos que ainda não receberam o diploma);
  7. Histórico escolar do curso de bacharelado em Farmácia. No caso de ter feito o curso em mais de uma Instituição de Ensino, deverá apresentar todos os históricos;
  8. Apresentação dos originais dos seguintes documentos:
  • Carteira de identidade (RG);
  • CPF, caso o número não apareça no documento anterior;
  • Título de eleitor ou certidão de quitação eleitoral;
  • Certificado de reservista, caso seja do sexo masculino.

Obs.: Se a inscrição era provisória no Regional de origem e agora já está em posse do diploma, o CRF ES alterará a inscrição para definitiva. Nesse caso, apresente o diploma original.

Quanto custa:

  • R$ 50,00 para a emissão da Cédula de Identidade Profissional — exceto se o farmacêutico nunca teve cédula de inscrito definitivo em outro Regional;
  • R$ 50,00 para a emissão da Carteira de Identidade Profissional (Carteira Marrom) — apenas no caso de alteração de inscrição provisória para definitiva.

Obs.: Os boletos serão gerados no ato da apresentação dos documentos.

Constará em sua certidão de transferência a informação sobre o pagamento da anuidade, para que o Regional de destino (CRF ES)  verifique se deve gerar ou não a anuidade do ano corrente. Consulte a Resolução do CFF para se informar melhor sobre valores, descontos, prazos e parcelamento.

Trâmite do processo:

O protocolo só terá andamento após o pagamento da(s) taxa(s).

Após protocolado o pedido, o processo é conferido pelo setor de Atendimento de Pessoa Física que pode entrar em contato com a instituição de ensino, com o requerente e com o Regional de origem caso haja necessidade. Se a documentação estiver em conformidade, o processo é encaminhado para homologação do Plenário e a cédula é solicitada à empresa responsável pela produção. O farmacêutico é comunicado por e-mail quando a cédula e a carteira marrom ficarem prontas para retirada.

Rolar para cima